terça-feira, julho 15, 2008

encontro “kafka: um livro sempre aberto”

FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS GERMANÍSTICOS
INSTITUTO DE LITERATURA COMPARADA MARGARIDA LOSA
5. 12. 2008

Não querendo deixar de assinalar o 125º aniversário do nascimento de Franz Kafka, o DEG e o ILCML, da FLUP, decidiram organizar um pequeno encontro, dirigido não apenas a Germanistas, mas a toda a comunidade académica. Pretendemos, assim, dar especial visibilidade a um dos maiores escritores da literatura de expressão alemã do século XX e que é, também, um dos mais conhecidos e lidos em Portugal.
Gostaríamos de poder garantir uma grande abertura de abordagens, privilegiando a constante actualidade deste autor, pelo que consideramos imprescindível poder contar com a participação de Colegas das diferentes universidades e centros de investigação, germanistas ou não, que queiram partilhar connosco e com os nossos alunos o interesse pelas obras de Kafka.
Atendendo ao público alvo, que pretendíamos tão alargado quanto possível, optámos pelo português como única língua de trabalho.
Caso queira participar, pedimos-lhe que nos envie um título, ainda que provisório, até 30 de Setembro. Os resumos poderão ser entregues até 15 de Novembro.
As restrições orçamentais que todos conhecemos neste momento não nos permitem, infelizmente, o pagamento das deslocações, mas, em contrapartida, não haverá quaisquer custos de inscrição.
Contando desde já com a sua participação, aproveitamos para lhe desejar umas óptimas férias.
A Comissão Organizadora
Prof.ª Teresa Martins de Oliveira
Prof. Gonçalo Vilas-Boas
Contactos: deg@letras.up.pt, ilc@letras.up.pt
Departamento de Estudos Germanísticos ou Instituto de Literatura Comparada
Faculdade Letras
Ap. 55038
4051-452 PORTO

A Arte da Cultura. Colóquio em Homenagem à Prof.ª Doutora Yvette Kace Centeno

Em 1976 a Professora Doutora Yvette Centeno fez parte da Comissão Directiva da Área de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo colaborado na estruturação dos cursos interdisciplinares então propostos e fundado o Departamento de Estudos Alemães. Esta vocação de intercâmbio de saberes com vista à complementaridade do conhecimento, esta busca incessante da palavra que ligue e faça comunicar as pessoas, levando-as a tomar posição, que relacione as realidades, as máscaras e os mistérios, marcou todo o seu percurso, tanto no âmbito profissional - como germanista, docente, investigadora, tradutora e membro activo da comunidade universitária - como no âmbito literário, nas áreas do teatro, poesia e romance. O Simbolismo, a obra de Fernando Pessoa, a Literatura Comparada e o Teatro estão entre as áreas de investigação que privilegiou, tendo no seu curriculum numerosos seminários e conferências, a convite de universidades estrangeiras. Para além disso, desempenhou cargos como consultora e comissária em várias iniciativas governamentais e de âmbito cultural, em Portugal e no estrangeiro.
Este Colóquio pretende dar continuidade a esse intercâmbio e homenagear a Profª Yvette Centeno, sublinhando que cultivar o jardim da cultura é uma tarefa infinita e sempre fecunda. Ver cartaz...