terça-feira, novembro 17, 2009

Marcelo Rebelo de Sousa participa na UA em mesa-redonda sobre a queda do muro de Berlim

Marcelo Rebelo de Sousa e António Arnaut vão estar dia 20 de Novembro, na Universidade de Aveiro, para partilhar os seus testemunhos e perspectivas sobre a queda do muro de Berlim. Numa iniciativa organizada pelo Centro de Línguas e Culturas do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, a esta mesa-redonda, moderada por Ana Maria Ramalheira, professora na UA, vão juntar-se os também docentes da instituição, Eduardo Anselmo Castro e a alemã Katrin Herget.

A mesa-redonda integra o programa do colóquio/debate «20 anos após a queda do Muro de Berlim», agendado para dia 20 de Novembro, a partir das 14h20, na Sala de Actos Académicos da Reitoria da Universidade de Aveiro que, por sua vez, faz parte de um conjunto de iniciativas, promovidas pelo DLC, para assinalar os 20 anos da queda do muro de Berlim.
O colóquio/debate começa com a intervenção da Mestre Sara Carvalho (ESTGA/UA) sobre «O fenómeno da ostalgia (os alemães chamam ao fenómeno “ostalgia”, uma mistura entre “ost” - a palavra alemã para leste - e “nostalgia”) à luz do filme “Good Bye, Lenin!” (2003) de Wolfgang Becker». Às 14h40, a Prof. Ana Maria Ramalheira (UA) fala sobre «Um fantasma antigo percorre a Europa - A Queda do Muro de Berlim em três semanários portugueses de referência (1989)» e, às 15h00, a Mestre Ana Luísa Mouro (ESTGA /UA) aborda a questão «A Unificação Alemã na imprensa periódica portuguesa de referência (1990)»
Segue-se um momento de debate e, às 15h45, arranca a mesa-redonda com os testemunhos e perspectivas do Dr. António Arnaut (Ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional), e dos professores Eduardo Anselmo Castro (UA), Katrin Herget (leitora alemã da UA) e Marcelo Rebelo de Sousa.
Importa referir que a iniciativa do Departamento de Línguas e Culturas da UA «20 anos após a queda do Muro de Berlim» está a decorrer na Universidade de Aveiro desde o passado dia 9 de Novembro, fazendo dela parte a exposição «Da revolução pacífica à reunificação alemã – uma exposição retrospectiva em 20 placards», patente até 20 de Novembro, no átrio da Reitoria, bem como a exibição de filmes sobre a temática. (http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=16369)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial