segunda-feira, setembro 11, 2006

Questions on Language Change

Caros colegas, alunos e amigos,
Na sequência do bem acolhido Colóquio Questions on the Linguistic Sign, realizado na FLUL a 27 /1/ 2005, e cujas actas já estão disponíveis em livro com o mesmo título, o Grupo de Linguística do CEAE vai realizar outro Colóquio Internacional, desta vez com o tema Questions on Language Change, no dia 16 de Novembro de 2006, que será seguido de dois Seminários no dia 17 de Novembro.
O tema da mudança linguística tem despertado muito interesse nos últimos anos entre a comunidade linguística. É uma área polémica, onde tende a surgir a diversidade de explicações, seja relativamente a questões gerais (como a das causas da mudança linguística), seja em relação a questões mais particulares (como a da natureza dos processos de gramaticalização). Além disso, a área encontra-se numa fase interessante de reconfiguração metodológica (motivada, por ex., pelo crescente uso de corpora electrónicos) e de alargamento dos objectos de investigação (mais atenção aos casos de mudança recente e à importância da língua oral, por ex.).
Uma breve referência aos linguistas que vão proferir as conferências de abertura e orientar os seminários, Profs. Christian Lehmann e Johannes Switalla. O primeiro é um reputado especialista em questões de gramaticalização, cujo livro Thoughts on Grammaticalization é uma obra de referência na área. O Professor J. Schwitalla, por seu lado, tem-se dedicado com especial sucesso ao estudo da língua oral, encontrando-se portanto numa posição privilegiada para abordar a questão inovadora do papel da língua oral nos processos de mudança linguística.
O Programa do Colóquio e Seminários, bem como o Formulário de Inscrição podem ser visualizados e imprimidos em: www.fl.ul.pt/depgermanisticos/eventos/eventos.html
Gostaríamos de poder receber-vos nos dias 16 e 17 de Novembro!
O Grupo de Linguística do CEAE,
José Pinto de Lima (coord.), Maria Clotilde Almeida, Bernd Sieberg, Ana Maria Bernardo (UNL).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial