segunda-feira, maio 28, 2007

www.germanistik-portugal.org

Die APEG hat nun ihre eigene website. Bitte notieren Sie die Adresse
www.germanistik-portugal.org

quinta-feira, maio 24, 2007

Transversalidades: Viagens/Literatura/Cinema

O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho convida todos os interessados a assistirem, nos dias 4 e 5 de Junho de 2007, ao simpósio interdisciplinar “Transversalidades: Viagens/Literatura/Cinema”.
Com este encontro pretende-se promover um debate sobre os novos caminhos que a literatura está já a percorrer dentro das humanidades no sentido de uma maior transversalidade. Para tal, contar-se-á com a colaboração de diversos especialistas das áreas mais directamente relacionadas com a escrita da viagem e as múltiplas relações entre a literatura e o cinema, que, vindos de várias universidades portuguesas, acederam ao convite para participarem com comunicações neste diálogo interdisciplinar. Sob a forma de uma mesa redonda dedicada ao tema “Transversalidades – as novas disciplinas literárias”, tentar-se-á, adicionalmente, incentivar uma discussão científica que possa abranger não só a literatura de viagens e o cinema, mas igualmente outras aproximações conceptuais em que a literatura adquire essa configuração transversal e interdisciplinar, como é o caso dos estudos interartes ou interartísticos, as artes performativas ou, ainda, a tradução literária.
A participação neste evento é gratuita e não requer inscrição prévia.
Para mais informações, é favor consultar o respectivo “link” na página do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (http://www.ilch.uminho.pt/).

quarta-feira, maio 09, 2007

Neue westöstliche Diwane

Unter diesem Titel findet vom 16. bis 18. Mai 2007 an der Faculdade de Letras in Porto ein internationaler Kongress statt: Literatur als mediatisierendes, aufklärendes Instrument kultureller Begegnungen zwischen Ost und West. Besonders hingewiesen sei auf die Lesung und die Filmvorführungen des Schriftstellers und Regisseurs Michael Roes, Berlin, am 16. Mai. Nähere Informationen unter gere@letras.up.pt

quinta-feira, maio 03, 2007

Robert Musil - "intermedial e interdiscursivo"

O 2º Colóquio Robert Musil - "intermedial e interdiscursivo" realiza-se no dia 10 de Maio na Universidade do Minho, Braga. Mais...